quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Avatar






Dados:
Avatar, EUA/2009;
Ficção Científica/Ação - 161 min - 12 anos.
Atores: Sam Worthington, Zoe Saldaña, Sigourney Waver, Michelle Rodriguez, Stephen Lang, etc;
Direção: James Cameron;
Estúdio: Lightstorm Entertainment;
Distribuição: 20th Century Fox;
Site oficial: http://www.avatarfilme.com.br/


O primeiro post não poderia ser melhor, e será dedicado ao filme que acaba de quebrar o recorde de bilheteria. Avatar, conta a história de um futuro (ano 2154) em que a raça humana vai em busca da exploração do universo. Chegando em Pandora (lua de um planeta chamado de Polifemo), uma região com seres selvagens, eles se deparam com uma grande região rica de um minério muito valioso, mas devido à uma má coincidência, na região acima da mina, existe uma população de humanóides. Para tentar facilitar as coisas, os humanos criam o projeto Avatar, que seria uma espécie de corpo dos humanóides, criado com um código genético meio humanóide e meio humano, que podem ser controlado por cientistas por meio de ligações nervosas. Porém as tentativas de relação com o povo local são frustradas, até que um dia um ex-fuzileiro, que controla o Avatar que era do seu irmão gêmeo assassinado, consegue entrar na tribo e mudar toda a história até então.

O filme realmente é muito bem feito. Recomendo assistirem em 3D, pois os efeitos gráficos são demais. As lutas são emocionantes e o vilão é daqueles de ficar com raiva. Seria quase tudo perfeito, porém, eu não dei a nota máxima por um motivo: a história. Faltou algo inovador na história; o filme parece o Último Samurai ecologicamente correto (que está na moda) e como é feito para um público mais jovem colocaram um final feliz. Poderiam ter colocado alguns mistérios a mais ou um final surpreendente, tudo ficou muito previsível. Por isso, esse é aquele filme que vale muito a pena ser visto, mas principalmente no cinema, pois na tv não terá a mesma graça.

2 comentários:

  1. É um bom filme. Concordei com a nota, pois os efeitos e a ousadia de James Cameron, juntos com bons atores, justifica a pontuação!

    Eu vi em normal e em 3D depois, que está sensacional, tirando uns erros como as fotos e o videolog estarem em 3D também.

    Mas concordo com o lance da história. Tem um mistura entre O Último Samurai e Pocahontas, aliados com uma das melhores adaptações em filme de colonização espacial - pois filmes com esse tema central foram pra sola do chinelo depois do Avatar.

    As lutas e o vilão - o troglodita militar à lá Bush - estão ótimos. Mas o ruim do filme é que dá vontade de jogar Spore! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de todos os filmes de James Cameron, por isso fico um pouco receoso ao comenta-los. Mistura de efeitos especiais avancados (relevando que alguns de seus filmes sao da decada de 80 e 90), otima selecao de elenco e um bom faro para roteiros que viram sucessos de bilheteria.

    No filme em questao todos esses argumentos estao inseridos. Excelente atuacao de Sam Worthington que tenta manter seu "lugar ao sol" no cenario hollywoodiano de filmes de acao (iniciada em Terminator salvation) e a Sigourney Waver que dispensa comentarios.

    Admito que o final e um pouco previsivel, mas esse tipo de filme pede essa logica.

    4,5

    ResponderExcluir