segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Estranho Caso de Benjamin Button

Dados:
The Curious Case of Benjamin Button, EUA, 2009;
Drama, 166 min;
Direção: David Fincher;
Produção: Kathleen Kennedy, Frank Marshall, Ray Stark;
Atores: Brad Pitt, Cate Blanchett, Taraji P. Henson, Julia Ormond, etc;
distribuição: Warner Bros. e Paramount Pictures;
Site Oficial: http://www.benjaminbutton.com/

O Estranho Caso de Benjamin Button foi ganhador de 3 oscares (Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte e Melhor Maquiagem). O filme foi baseado em um livro homônimo da década de 20, mas está bastante modificado da história original. O drama/romance conta a história de uma paixão entre uma bailaria e o Benjamin Button que se inicia na infância. Este rapaz, nasceu com algo diferente. Ele começa a vida com mais de 80 anos e acaba sendo abandonado pelo pai na porta de um asilo, com o passar do tempo começa a ficar mais novo, mesmo todos acreditando que ele iria morrer logo. O filme discute também um pouco da relação do que é o envelhecer para a cultura ocidental, já que este fato que é certo ainda não é muito bem aceito pela sociedade.

A história do filme é muito bonita, além de ter ganho merecidamente esses oscares, já que é impressionante a transformação dos atores com o passar do tempo, principalmente do Brad Pitt. Este é aquele filme que pode ser visto pela família toda, porém não recomendo assistir quando estiver com sono, porque se você der uma piscada mais forte é capaz de abrir o olho já no casting, já que este não é um filme muito movimentado nem muito divertido. Acho que poderia ter sido melhor explorado o tema. Também, encontrei algumas semelhanças desse com o clássico Forrest Gump, já que como papel de fundo é contada parte da história americana do século XX; a própria relação do casal, entre um homem com problemas físicos e uma mulher com problemas no relacionamento. Apesar de tantos elogios pela crítica, não achei nada de sensacional neste filme por isso ele só ganhará 3 Brad Pig de ouro.

3 comentários:

  1. Realmente esse filme tem um forte quê de Forrest Gump.

    Mas minha opinião é falha, pois não vi esse filme todo. Quando peguei deu erro justamente na cena do carro!

    Mas notei que é bem poético. Acho que mais do que o Forrest Gump... Ainda vou ver ele inteiro e terminar esse comentário!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O filme como um todo ficou um pouco abaixo das minhas expectativas. Apesar de ter um enredo interessante o desenvolvimento da historia deixa a desejar.
    Portanto, dessa vez nao posso culpar somente a pessima atuacao de Brad, que alias, deveria limitar-se a filmes de acao. Na tentativa de mostrar sua versatilidade inexistente acaba por nao acrescentar nada aos personagens que interpreta.
    Bela sacada de Tarantino ao coloca-lo para atuar em "Bastardos ingloriosos" onde explora o unico quesito de Pitt: o sotaque sulista norte-americano. Melhor seria se ele continuasse emprestanto seu corpo apenas a filmes que pretendem elevar a arrecadacao. Brad Pitt: o novo Arnold Schwarzenegger do seculo 21!

    ResponderExcluir